Introdução. A análise do sono nocturno no autismo infantil tem sido apresentado em diversos trabalhos, embora sem uma sistematização que englobe as alterações distintas, tanto estruturais como paroxísticas, e que por sua vez permite elaborar uma teoria geral da repercussão do sono no prognóstico e tratamento, particularmente no espectro que actualmente não tem uma solução definitiva. Desenvolvimento. Revisão bibliográfica sistemática a partir da qual se analisaram as publicações da MEDLINE e páginas Web dos últimos 25 anos, obtidas através das palavras-chave: autismo, perturbação de Asperger, sono, infância, síndroma de Rett. 21 trabalhos cumpriram os critérios de inclusão. As perturbações do sono no autismo infantil foram classificadas em três tipos: imaturidade do sono; que mostra um registo polisonográfico desestruturados demonstrando uma correlação negativa com o nível de desenvolvimento, alterações funcionais do sono; de onde o despertar precoce e a dificuldade para adormecer são as perturbações mais observadas, e alterações paroxísticas; sendo as descargas epileptiformes as mais frequentes, sem que contudo estejam ligadas a episódios críticos. Observa-se a discordância entre as opiniões dos questionários e os dados observados no polisonograma. Conclusões. A análise da literatura permitiu realizar uma classificação inicial das alterações do sono em crianças autistas e demonstrou uma presença marcada destas alterações na evolução da criança autista. Por sua vez, é necessário continuar a realizar estes estudos, sobre tudo polisonográficos, pela sua necessidade clínica mas também pela sistematização mais precisa.
Palabras claveDoença de AspergerSíndroma de RettSonoCategoriasNeuropediatríaNeuropsiquiatríaSueño
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: