Objectivo. Realizar análises da ligação entre os marcadores microsatélites D19S923, D19S929 e D19S22, que flanqueiam o gene Notch3, de forma a contrastar a hipótese de que o fenotipo da doença vascular hereditária detectado numa extensa família da Colômbia é o CADASIL (Cerebral Autosomal Dominant Arteriopathy with Subcortical Infarcts and Leukoencephalopathy). Estamos conscientes de que técnicas como o SSCP (Single Strand Conformational Polymorphism) podem ter utilidade se houver mutações do Notch3, mas não dariam informação se existirem alterações intrónicas. Introdução. O fenotipo CADASIL resulta de uma mutação no gene Notch3. O espectro clínico desta doença familiar consiste em episódios de enfartes vasculares cerebrais recorrentes, história de hemicrania, isquemia cerebral transitória, alterações de comportamento e demência. Material e métodos. As análises de ligação foram realizadas através de métodos paramétricos e não paramétricos. A análise paramétrica foi efectuada de acordo com o modelo geral de Elston-Stewart. A análise da ligação não paramétrica foi realizada pelo método de Sib Pair (pares de irmãos). Realizaram-se simulações variando o fenotipo de afecção da doença, incluindo e não incluindo indivíduos afectados por hemicrania, os valores de penetração, as frequências genéticas dos alelos dos loci marcadores e do locus doente de forma a determinar o efeito destas alterações sobre os valores de Lod-Score obtidos.
Resultados Os resultados do Lod-Score unipontos máximos cartografaram o gene causador da doença vascular hereditária e apresentaram-se quando se considerou um valor de penetração próximo de 1 (2,04). A análise da ligação multiponto cartografou o gene causador da doença vascular hereditária nesta família em 0,11cM de D19S23, distância a que se encontra o Notch3. Isto significa que existe uma probabilidade 100 vezes superior a que exista uma ligação ao Notch3 face a que não exista ligação, e que o gene causador da demência vascular hereditária neste grupo familiar colombiano é uma muito provavelmente o Notch3. Os resultados das análises de ligação não paramétricas foram similares aos resultados paramétricos. Estes valores do Lod-Score não foram substituídos quando se considerou a hemicrania como forma de afecção com baixa penetração. Conclusões. Os resultados da análise de ligação confirmam que a forma de demência vascular hereditária que apresenta esta família colombiana é CADASIL, ocasionado por polimorfismos do Notch3. Da mesma maneira, sugerem que o fenotipo hemicrania, representa uma patologia independente do fenotipo CADASIL. Estes resultados permitir-nos-ão comparar, diagnosticar, seguir e definir porque existe tão alta variabilidade no comportamento familiar da doença.
Palabras claveColômbiaDemência vascularDoença de AlzheimerHemicraniaLigaçãoCategoriasCefalea y MigrañaDemenciaDolorNeurodegeneraciónNeuropsicologíaNeuropsiquiatríaPatología vascular
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: