Introdução. A demência associada à sida, ou complexo demência-sida (CDS) caracteriza-se por defeitos neurocognitivos, com perturbação da capacidade funcional do doente para o trabalho e execução da sua actividade diária. O maior número dos doentes com sida trouxe como consequência um aumento significativo de doenças neurológicas, especialmente nos países pobres. Desenvolvimento. Presentemente não se dispõem de dados sobre a incidência do CDS, na realidade a sua prevalência é variável de acordo com a população estudada e o critério diagnóstico utilizado. Alguns autores sugeriram uma frequência de 8 a 16%, no entanto existem trabalhos que referem uma incidência de encefalopatia até aos 20,7% durante a sida. O mecanismo pelo qual se produz o CDS não é conhecido. Foram invocados numerosos factores na sua génese, sem contudo se conseguir a sua confirmação. Os sintomas são de uma demência subcortical com dificuldades para a concentração, a memória e a aprendizagem, enquanto que a linguagem, o reconhecimento, a atenção básica e as funções executivas estão relativamente conservadas. O diagnóstico é essencialmente clínico, estabelecendo-se por exclusão e sendo considerado em doentes HIV+ com deterioração cognitiva imunológica importante e na presença de um quadro compatível. Quanto ao tratamento, os protocolos clínicos actuais recomendam que a maioria dos doentes com HIV/sida, se não forem não todos, recebam tratamento com as potentes combinações antirretrovíricas. Conclusão. Ainda na era da moderna terapêutica antirretrovírica altamente activa, o CDS permanece uma complicação devastadora da infecção pelo HIV.
Palabras claveComplexo demência?sidaDemênciaManifestações neurocognitivasCategoriasDemenciaInfeccionesNeuropsiquiatría
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: