Introdução. O tremor é uma das patologias neurológicas mais prevalentes na actualidade, contudo a eficácia dos diferentes métodos terapêuticos (betabloqueantes, primidona, anticolinérgicos, benzodiazepinas, etc.) sempre traz resultados relativamente escassos quanto à melhoria dos diferentes tipos de tremor. Objectivo. Avaliar a eficácia de um fármaco como a gabapentina adicionada ao tratamento basal do tremor, para determinar a resposta obtida com o referido tratamento em doentes que anteriormente não tinham experimentado melhoria com os tratamentos habituais. Doentes e métodos. Realizou-se um estudo aberto não aleatorizado, com duração de 16 meses, conduzido numa Unidade de Perturbações do Movimento, e recrutaram-se doentes já tratados e em seguimento com outros fármacos anti-tremor. A eficácia foi avaliada por meio das seguintes escalas: escala do tremor (ET), escala da incapacidade global (GDE, do inglês global disability examiner scale) e a escala de incapacidade global do doente (GDP, do inglês global disability patient scale). Para as escalas GDE e GDP construiu-se uma variável de avaliação de resultados dicotómica (melhoria face a não melhoria) e ajustou-se um modelo de regressão logística (variáveis independentes: idade, sexo duração do tremor e número de fármacos anti-tremor associados à gabapentina). A variável ET analisou-se mediante dois modelos de regressão múltipla (variável resultado: pontuação a 12 meses). Modelo 1: ET (itens 1-14) e modelo 2: ET (itens 15-21). Variáveis independentes: idade, sexo, duração do tremor, pontuação inicial da prova e número de fármacos anti-tremor associados a gabapentina. Estudaram-se 63 doentes de 59,4 anos de média e DE 16: 36 com tremor essencial, 16 com tremor por Parkinson, 10 com tremor por esclerose múltipla (EM), quatro tremor de escrita e três tremor ortostático.
Resultados Aos 12 meses, a gabapentina melhorou os resultados clínicos. A maior descida, em termos absolutos, foi observada no tremor por EM e, em percentagem, a maior descida foi a do tremor ortostático. A regressão lógica mostrou que o sexo masculino e uma mais curta duração do tremor prediziam um melhor resultado. A regressão múltipla mostrou, por um lado, uma associação entre a pontuação final e basal, e, por outro, um melhor resultado nos homens e em doentes com menor duração do tremor. Conclusões. Gabapentina poderia ser uma boa alternativa terapêutica no tratamento dos diferentes tipos de tremor nos casos de má resposta à terapêutica convencional.
Palabras claveAnálise multi-variávelControloEvoluçãoTerapêuticaCategoriasTrastornos del movimiento
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: