Introdução. A quetiapina é um novo neuroléptico farmacologicamente semelhante à clozapina, o medicamento mais eficaz sobre as manifestações psicóticas da doença de Parkinson (DP). À diferença desta, contudo, não induz agranulocitose, pelo que não exige monitorização hematológica. Objectivos. Determinar a tolerância e eficácia da quetiapina em doses baixas sobre as manifestações psicóticas, alterações do sono e stress do cuidador em doentes com DP e psicose dopaminomimética. Doentes e métodos. Avaliamos prospectivamente num estudo aberto, durante 16 semanas, o efeito da quetiapina sobre sete doentes consecutivos com DP e psicose dopaminomimética. A medicação antiparkinsónica manteve-se estável ao longo do estudo. Os sintomas motores foram avaliados através da sub-escala UPDRS parte 3, escala de Schwab-England e estádios de Hoehn-Yahr. Pontuou-se separadamente o efeito da quetiapina sobre as alucinações e delírio, perturbações do sono e stress do cuidador, à parte da pontuação global no Inventário Neuropsiquiátrico (INP) e impressão clínica final dos investigadores e cuidadores.
Resultados Um doente faleceu por causas não relacionadas. Sob uma dose média de 24,9 mg/d (12,5-37,2), em nenhum doente se agravaram as manifestações motoras, tanto subjectivamente como na pontuação média da escala UPDRS em estado on (35,5 ± 4,5 contra 32,8 ± 5,2). Num doente desapareceram as discinesias por levodopa. O INP melhorou tanto na pontuação global, como nas alucinações e delírio, perturbações do sono e stress do cuidador. A eficácia foi qualificada como boa ou muito boa em metade dos doentes por parte do cuidador e do avaliador. Um doente desenvolveu um estado confusional sob 25 mg/d de quetiapina, mas obteve uma resposta benéfica com 12,5 mg. Conclusão. A quetiapina em doses baixas parece ser uma alternativa útil no tratamento das manifestações psicóticas, perturbações do sono e stress do cuidador na DP.
Palabras claveDoença de ParkinsonPsicoseStress do cuidadorCategoriasNeurodegeneraciónNeuropsiquiatríaTrastornos del movimiento
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: