Introdução. Os pais de crianças com perturbação por défice de atenção com hiperactividade (PDAH) têm níveis elevados de stress, frequentes discussões conjugais e limitações na sua vida social, factores que influem na evolução da doença e constituem uma meta terapêutica prioritária. Objectivos. 1. Analisar o impacto da PDAH no âmbito familiar: economia, relações pai/filho e entre irmãos, vida social e sentimentos e atitudes dos pais para com o filho. 2. Estudar possíveis alterações na utilização de técnicas de modificação do comportamento e nas atribuições/expectativas dos pais, após um programa de aconselhamento. Sujeitos e métodos. Para o primeiro objectivo, 36 casais preencheram um questionário de impacto familiar, e realizaram-se análises percentuais. Para o segundo objectivo, 28 casais que receberam aconselhamento em pequenos grupos, preencheram dois questionários antes e após a conclusão do programa, e realizaram-se análises de comparação mediante a prova dos intervalos de Wilcoxon.
Resultados 89% de pais mostraram stress, 64% sentem-se incomodados como comportamento do seu filho, para 68% o custo psico-educativo é superior, 50% têm problemas conjugais e 44% referem que cria obstáculos à participação dos irmãos nas suas actividades. Além disso, observaram-se alterações significativas no conhecimento dos pais sobre a natureza da perturbação e nas atribuições/expectativas que têm sobre o próprio filho, junto com melhoras na aplicação de técnicas de modificação de conduta. Conclusões. A PDAH exerce um impacto negativo no sistema familiar; o aconselhamento a pais revela-se eficaz para entender a patologia e produzir alterações positivas nas expectativas/atribuições.
Palabras claveAtribuições e expectativasPerturbação por défice de atenção com hiperactividadeTécnicas de modificação de comportamentoTreino a paisCategoriasNeurología del Lenguaje y la ComunicaciónNeuropediatríaNeuropsiquiatría
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: