Introdução. A torre de Londres (TL) é uma prova neuropsicológica que se utiliza para avaliar a capacidade de planificação. Existem diferentes versões da TL, entre elas a versão clássica que apresenta certos problemas psicométricos (por exemplo, o efeito tecto). Objectivos. Propor um novo método de execução e correcção da versão clássica da TL, incrementando com a instrução a resolução mental da tarefa de planificação, e variando o sistema de pontuação para obter uma amplitude maior de pontuações. Doentes e métodos. Realizaram-se duas versões da TL a dois grupos independentes, equilibrados. Uma das versões foi a proposta por Krikorian e a outra foi a proposta para este estudo. Para comparar ambas as versões, executaram-se os labirintos de Porteus em cada grupo como variável critério no estudo de correlação.
Resultados Ambas as versões correlacionam-se de forma semelhante com os labirintos de Porteus. As variâncias achadas em cada grupo são estatisticamente diferentes, e o coeficiente de co-variância é claramente mais amplo no grupo onde se realizou a versão proposta para este estudo. Conclusões. Com a alteração da instrução para uma resolução mental das tarefas de planificação, não parece alterar-se a TL. A alteração na correlação e no sistema de pontuação da versão proposta para este estudo apresenta uma variância mais ampla, que se pode interpretar como uma superação do efeito tecto.
Palabras claveCapacidade de planificaçãoFunções executivasLobos frontaisCategoriasCalidad, Gestión y Organización Asistencial
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: