Introdução. As alterações que fisiologicamente têm lugar na circulação cerebral durante a gestação e o puerpério são ainda pouco conhecidas. O Doppler transcraniano (DTC), pela sua inocuidade, é um método de estudo adequado. Objectivo. Conhecer a velocimetria DTC no final da gestação e no puerpério precoce de gestantes sãs. Indivíduos e métodos. Através do DTC foram estudadas bilateralmente as artérias cerebrais anterior (ACA), média (ACM) e posterior (ACP). Além disso, mediu-se a pressão arterial e o hematócrito. Na análise estatística utilizaram-se as variáveis velocidade média (VM), o índice de pulsatilidade (IP), a pressão arterial média (PAM) e o hematócrito. Comparam-se os resultados de 44 gestantes normotensas no final da gestação (33 semana até ao termo) com os de um grupo de controlo de 58 mulheres de idade similar, não gestantes e normotensas. O estudo foi repetido nas gestantes durante o puerpério precoce (cinco primeiros dias pós-parto), e compararam-se os resultados em ambos os tempos.
Resultados A idade e a PAM foram similares nos grupos gestante e não gestantes. O hematócrito foi significativamente mais baixo nas primeiras (p<0,001). As VM foram significativamente mais baixas nas gestantes em todas as artérias (p<0,001), enquanto que os IP também foram significativamente mais baixos em quatro dos seis territórios estudados (p<0,005). No puerpério observou-se um aumento significativo das VM em todas as artérias (p<0,001) e dos IP em três delas (p<0,05). Nesta fase aumentou a pressão arterial média (p<0,05), enquanto que diminui o hematócrito (p<0,001). Conclusões. As VM e IP baixos que se observam no final da gestação são compatíveis com uma vasodilatação cerebral. No puerpério precoce aumentam as VM, provavelmente em relação com uma relativa hiper-perfusão.
Palabras claveDoppler transcranianoGestaçãoÍndice de pulsatilidadePuerpérioVelocidades médias
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: