Introdução. Diversos estudos mostraram a alta prevalência de perturbações do sono entre os adolescentes. Como causa são invocados factores psicológicos, hormonais, pubertários e hábitos de sono inadequados. Objectivos. Conhecer a prevalência de perturbações do sono na população adolescente, descrever os hábitos de sono e a relação com as perturbações do sono e o cansaço ou sonolência diurna. Indivíduos e métodos. Estudo epidemiológico, observacional, descritivo, transversal, em alunos do 1.º e 4.º anos do ensino secundário obrigatório mediante questionário anónimo auto-administrado. A insónia foi diagnosticada com critérios do DSM-IV.
Resultados Dos 1.155 alunos, 537 eram rapazes e 618 raparigas, de 14,03 ±1,86 anos de idade média. Dormem uma média de 8h 18 m durante a semana e 9 h 40 m aos fins-de-semana. 38,55% referem sono de má qualidade, 23,1% dificuldade de conciliação, 38,2% despertares nocturnos e 15,9% despertar precoce.17,7% manifestam queixa de sono mais alguns sintomas de insónia; a prevalência de insónia encontrada foi de 9,9%. 20,5% ressonam; falam durante o sono (45,4%) e os pesadelos (29,5%) são as parasónias mais frequentes. 53% queixa-se de excessiva sonolência diurna. A insónia é mais frequente nos adolescentes mais velhos, com antecedentes familiares, entre os que fumam, bebem e dormem menos tempo no fim-de-semana; as insónias apresentam mais sintomas de ansiedade e depressão, assim como mais sonolência durante o dia. Conclusão. As perturbações do sono são muito frequentes entre os adolescentes relacionados com múltiplos factores, o que conduz a um importante cansaço e hipersonolência durante o dia; a ruptura dos hábitos de sono no fim-de-semana e um tempo de sono insuficiente relaciona-se com a aparição de insónia.
Palabras claveAdolescênciaAnsiedadeDepressãoEpidemiologiaHábitos de sonoInsóniaPerturbações do sonoSonolência diurnaCategoriasNeuropsiquiatríaSueño
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: