Introdução. A amnésia global transitória (AGT) é uma perturbação neurológica que consiste numa perda brusca de memória predominantemente anterógrada e numa desorientação espaço-temporal com duração inferior a 24 horas. Definiram-se múltiplos factores desencadeantes. As provas de imagem convencionais são habitualmente negativas. Existem várias teorias etiopatogénicas das quais a mais aceite é a de origem vascular.
Casos clínicos Apresentam-se três doentes com quadro típico de AGT, os quais são submetidos a SPECT de perfusão com HMPAO dentro das primeiras 48 horas do início do episódio e controlo evolutivo aos 3 meses. O primeiro mostrou um defeito de perfusão temporal esquerdo e hipoperfusão temporoparietal ipsilateral. O segundo, uma hipoperfusão frontotemporal, um defeito temporal mesial e hipoperfusão dos gânglios da base, todos eles esquerdos. O terceiro doente mostrou uma hiperperfusão talâmica e hipoperfusão cerebelosa, ambos esquerdos. Em todos, o SPECT de controlo mostrou normalização dos achados. Conclusão. As três teorias etiopatogénicas da AGT são as que postulam uma origem epileptogénica, hemicraniana ou vascular. Na AGT, as provas de imagem neuroanatómica e neurofisiológicas habitualmente não fornecem dados significativos, mas as provas funcionais do SPECT de perfusão costumam sim mostrar alterações, sendo a mais frequente a hipoperfusão temporobasal bilateral, embora não seja o único padrão descrito. As causas do padrão variável de hipoperfusão não estão esclarecidas, contudo não é o único padrão descrito. As causas do padrão variável de hipoperfusão não são claras, embora possam relacionar-se com alterações na expressividade clínica e sobre tudo o tempo de evolução desde o início da clínica. Os três casos mostrados ilustram três diferentes padrões de perfusão descritos na AGT e todos apoiam a teoria etiopatogénica vascular.
Palabras claveAmnésia global transitóriaPerturbações da memóriaSistema nervoso centralCategoriasPatología vascularTécnicas exploratorias
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: