Introdução. Recentemente foi descrita a tirotoxicose como factor desencadeante de trombose venosa cerebral (TVC) em diversos casos isolados. Descreve-se um caso de TVC associada a tiroidite subaguda de De Quervain numa mulher heterozigota para a mutação G20210A do gene da protrombina.
Caso clínico Mulher de 42 anos, sem antecedentes pessoais de interesse, que durante a fase inicial de uma tiroidite subaguda desenvolveu uma trombose do seio longitudinal superior e seio transverso direito. O diagnóstico por imagem foi feito mediante gamagrafia tiroideia, bem como tomografia axial computorizada, ressonância magnética e angiorressonância cerebral. Foi iniciado o tratamento com ácido acetilsalicílico e posteriormente esteróides orais, até à normalização da função tiroideia. Uma vez diagnosticada a TVC, instituiu-se tratamento anti-coagulante, com resolução da TVC por ressonância magnética aos dois meses. O estudo genético demonstrou que era heterozigota para a mutação G20210A do gene da protrombina. Conclusões. A tiroidite subaguda poderia actuar como factor desencadeante de TVC, e aumentar o risco de TVC quando se associa a outros factores protrombóticos adquiridos ou hereditários, como no nosso caso a mutação G20210A do gene da protrombina.
Palabras claveCoagulaçãoDoença hereditáriaGene da protrombinaTirotoxicoseTrombose venosa cerebralCategoriasTrastornos metabólicos y tóxicos
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)