Introdução. As alterações de personalidade pós-traumáticas representam uma das sequelas neuropsiquiátricas pós-traumáticas mais frequentes e persistentes, com importantes repercussões familiares e de reintegração sócio-laboral dos doentes afectados. Objectivos. Estudámos a prevalência e as características clínicas das alterações de personalidade nos traumatismos crâneo-encefálicos de grave intensidade. Doentes e métodos. A amostra de estudo foram os doentes que deram entrada de forma consecutiva na Unidade de Cuidados Intensivos dos Hospitais Miguel Servet e Universitário de Saragoça. Os doentes cumpriam os critérios de inclusão: possuir entre 15 a 65 anos de idade e ter sofrido um traumatismo crâneo-encefálico de grave intensidade; e não cumpriam os critérios de exclusão: antecedentes de doenças neuropsiquiátricas. Utilizámos os seguintes instrumentos: a escala revista de Iowa para a avaliação dos sintomas frontais pós-traumáticos, uma entrevista psiquiátrica semi-estruturada, a avaliação da escala pré-mórbida e a escala de agressividade de Yudofsky.
Resultados 60% dos doentes cumpriam critérios de alterações de personalidade segundo o DSM-IV. Em dois terços destes casos, documentámos uma alteração de personalidade de tipo misto. No que diz respeito às alterações objectivadas destaca-se um predomínio dos subtipos apático, lábil, desinibido (personalidade frontal) e a quase total ausência de alterações de ‘personalidade temporal’ da CIE-10. Assim, destaca-se a presença, em nove doentes, de sintomas ‘inespecíficos’ (euforia e simpatia superficial e injustificada), para além de um escasso discernimento dos défices e outros sintomas de disfunção executiva. Conclusões. 60% dos doentes foram diagnosticados com alterações da personalidade e num terço dos mesmos foi possível traçar uma relação com alterações pré-mórbidas, questionando a exclusão do critério ‘exacerbação da personalidade pré-mórbida’ no DSM-IV com respeito aos critérios do DSM-III R; os sintomas frontais predominaram de forma absoluta. Apenas um terço das alterações de personalidade pós-traumática podem classificar-se com os critérios dos diversos subtipos especificados pelo DSM-IV e a CIE-10. A frequente presença nestes doentes de sintomas relacionados com o conhecimento dos seus défices e com uma disfunção executiva sugere a necessidade de aprofundar a nosologia da alteração de personalidade pós-traumática.
Palabras claveAlterações de personalidadePrevalênciaSequelas neuropsiquiátricas pós-traumáticasTraumatismo crâneo-encefálicoCategoriasNeuropsiquiatríaTraumatismos
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: