Introdução. As válvulas programáveis podem ser uma solução para os problemas de hiperdrenagem ou hipodrenagem.
Objetivo Aportar nossa experiência com estas derivações programáveis, e clarificar conceitos. Pacientes e métodos. Nós colocamos 125 derivações Codman-Medos programável para 118 pacientes. A indicação mais freqüente foi a hidrocefalia secundária (tumoral principalmente obstrutivo) e primária, mas também para hipertensão intracraniana benigna (HICB), fístulas de LCR e cistos aracnóides. A maioria foi colocada frontalmente e com profilaxia antibiótica.
Resultados Excluídos os pacientes com acompanhamento por menos de três meses, a média foi de 14,63±9,07 meses, melhorando clinicamente 80%. A mortalidade relacionada à cirurgia é de 0%. A pressão média inicial é de 121,84±24,74 mmH2O e depois de 52 reprogramações realizadas a 36 (30%) pacientes, a pressão final média é de 124,96±30,58 mmH2O. A reprogramação tem sido usada para o manejo de sintomas e para evitar higromas subdurais. Nós não obtivemos evidência clínica de desprogramação . As complicações foram 29: em 7 casos eles foram resolvidos com reprogramação, e o resto cirúrgicamente. Conclusões. Nós recomendamos a colocação frontal e com catéter peritoneal longo, principalmente em pacientes com hidrocefalias secundárias a estenose do aqueduto de Silvio, HICB, pós-TCE e Arnold-Chiari. A pressão inicial é difícil de ser determinada, mas tendemos a ser média-alta. As reprogramações são especialmente úteis no tratamento dos higromas subdurais. Não tivemos evidência clínica de desprogramação As complicações na maioria delas são devidas à técnica cirúrgica e não ao shunt (desvio) usado.
Palabras claveComplicaçãoDerivação programávelLíquido cefalorraquianoRevisão derivaçãoCategoriasTrastornos metabólicos y tóxicos
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: