Introdução. O diagnóstico precoce e o pré-clínico são os maiores reptos da investigação em demências. Descreveram-se marcadores cognitivos, neuroanatómicos, neurofisiológicos e genéticos. A anomia é um dos marcadores cognitivos pré-clínicos; frequentemente avalia-se com provas de denominação por apresentação visual. Objectivo. Analisar o tipo de erros numa prova de denominação por apresentação visual num grupo de portadores e não portadores da mutação E280A da presenilina-1 (PS1). Doentes e métodos. A amostra consistiu em 91 participantes genotipificados para a mutação E280A da PS1, dividida em três grupos: não portadores (n = 30), portadores assintomáticos (n = 39) e portadores sintomáticos (n = 22). Para a selecção utilizou-se o minimental e as escalas FAST e EDG;: classificaram-se os erros da prova de denominação do CERAD. Os tipos de erros considerados foram: não resposta, visuais, semânticos, fonológicos, tudo pela parte e não relacionados.
Resultados Entre os não portadores e os portadores assintomáticos há uma diferença significativa no número de erros semânticos; comparando os três grupos, não se encontraram diferenças estatisticamente significativas em erros visuais. Conclusões. Os erros visuais apresentam-se como uma característica geral, incluído em pessoas sãs; portanto, estes erros não fornecem informação para classificar os doentes como tendo ou não demência. Os erros semânticos podem considerar-se como um sinal pré-clínico na doença de Alzheimer familiar (DAF). Quando se avaliam doentes com DAF devem aplicar-se provas de denominação, quer por apresentação visual, quer por apresentação auditiva.
Palabras claveDenominação por apresentação visualDiagnóstico precoceDoença de Alzheimer FamiliarMarcadores pré-clínicosMutação E280A da presenilina-1CategoriasDemenciaNeurodegeneración
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: