Funções e disfunções da reacção de sobressalto no ser humano
J. Valls-Solé[REV NEUROL 2004;39:946-955]PMID: 15573313DOI: https://doi.org/10.33588/rn.3910.2004497OPEN ACCESS
Volumen 39 |
Número 10 |
Nº de lecturas del artículo 36.198 |
Nº de descargas del PDF 1.424 |
Fecha de publicación del artículo 16/11/2004
Introdução e desenvolvimento. A reacção de sobressalto é um dos movimentos mais rápidos que o ser humano pode gerar a partir de um estímulo sensorial. É provável que o sistema nervoso central incorpore os circuitos da reacção de sobressalto na execução de movimentos balísticos. Evidência a favor da participação dos circuitos da reacção de sobressalto na execução de movimentos balísticos voluntários pôde obter-se mediante a adição de estímulos indutores da reacção de sobressalto ao sinal imperativo de uma experiência de tempo de reacção. Nesta situação, na qual os sujeitos estão altamente preparados para se mover, o estímulo inesperado causa uma aceleração da reacção sem perda da configuração do padrão de movimento. A aceleração limita-se ao movimento em si, enquanto que a percepção subjectiva do dito movimento não se modifica. O controlo central da reacção de sobressalto é submetido a possíveis disfunções que podem expressar-se como excesso ou defeito de reacção. Um dos exemplos de excesso de reacção de sobressalto é a hiperecplexia, na qual os doentes não podem evitar as reacções motoras involuntárias. A redução anormal da reacção de sobressalto foi observada nas afecções que acompanham o parkinsonismo e, especialmente, na paralisia supranuclear progressiva. Conclusões. Um dos mecanismos mais conhecidos de controlo da reacção de sobressalto é a inibição por pré-pulso. Este fenómeno é provavelmente a consequência de um processamento de sinais sensoriais do tronco cerebral. A função da inibição por pré-pulso é a de impedir que um estímulo inesperado interrompa o processamento da análise de um impulso sensorial precedente, seja da mesma ou de distinta modalidade. A inibição por pré-pulso é reduzida anormalmente em pacientes com parkinsonismo, como expressão de uma alteração do controlo dos circuitos troncoencefálicos por parte dos gânglios da base. Também foi observada a diminuição da inibição por pré-pulso em doentes com a doença de Huntington e num grupo de doentes distónicos.
Palabras claveControlo motorPré-pulsoProcessamento sensitivo-motorReflexo de pestanejoSobressaltoTempo de reacçãoCategoriasNeurociencia básica
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: