Introdução. O efeito cognitivo indesejável é um efeito possível do topiramato (TPM). A definição de função cognitiva não é unânime, e um teste mede de acordo com o conceito em que se baseia. Também são frequentes as disfunções de comportamento nos epilépticos e conhece-se o efeito eutímico do TPM sobre a disfunção impulsiva. Objectivo. Avaliar o efeito cognitivo do TPM com o moderno instrumento cognitivo DN:CAS Das-Naglieri Cognitive Assessment System) de fundamento neurológico, que diagnostica programas mentais e não exclusivamente o rendimento. Comprovar, igualmente, se o TPM tem influência nos comportamentos. Doentes e métodos. Como estudo prospectivo, o DN:CAS foi realizada a 35 doentes com epilepsia idiopática ou criptogénica e, simultaneamente, doentes e pais receberam questionários de comportamento antes do tratamento e 6 e 12 meses após o mesmo. Os níveis anteriores ao tratamento foram comparados ao de um grupo-controlo. Aplicou-se o t-Student.
Resultados Antes do tratamento, os epilépticos da amostra, em comparação com os do grupo de controlo, obtiveram níveis sequenciais significativamente piores (p < 0,001). Seis meses depois, os níveis não se alteraram significativamente. 12 meses após o tratamento, os doentes obtiveram níveis significativamente melhores em planificação (p = 0,04) comparativamente ao período anterior ao tratamento. Além disso, após 12 meses, os comportamentos melhoram significativamente, de acordo com as escalas aplicadas. Conlusões. Os epilépticos da amostra apresentaram uma disfunção sequencial não atribuível ao tratamento. Após 12 meses, revelaram uma melhor planificação DN:CAS e um melhor comportamento. Pode postular-se uma explicação possível de acordo com o efeito eutímico do TPM e os conhecimentos actuais de interacção entre os circuitos neurocognitivos e neuroimpulsivos.
Palabras claveCogniçãoComportamentoInfânciaCategoriasEpilepsias y síndromes epilépticosNeurología del Lenguaje y la ComunicaciónNeuropsicología
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: