A avaliação médica da incapacidade para o trabalho (elaboração da lista de doenças com a colaboração das sociedades científicas)
E. Jardón-Dato[REV NEUROL 2000;31:882-884]PMID: 12497337DOI: https://doi.org/10.33588/rn.3109.99513OPEN ACCESS
Volumen 31 |
Número 09 |
Nº de lecturas del artículo 8.206 |
Nº de descargas del PDF 155 |
Fecha de publicación del artículo 01/11/2000
Introdução. Dentro das prestações económicas do sistema de Segurança Social, o subsídio por incapacidade laboral é uma das de maior significado. Para poder resolver o direito a recebê-lo e a quantia do mesmo, é necessária a qualificação administrativa da existência da referida incapacidade, a contingência produtora e o grau (invalidez parcial, total, absoluta ou grande). Por estes motivos, é de preceito a avaliação médica. Desenvolvimento. Os médicos avaliadores das equipas de avaliação de incapacidades enquadradas no instituto Nacional da Segurança Social são quem realiza a avaliação médica. É necessário que estes médicos saibam lidar com todo o tipo de doenças e é conveniente que disponham de uma metodologia para cada uma das diferentes matérias. Por outro lado, a inexistência de critérios oficiais de avaliação, devido às numerosas situações que possam surgir, dificulta a sua unificação. Pretende-se elaborar os critérios de avaliação do diagnóstico através da determinação de provas e exames necessários, bem como da sua avaliação, e as manifestações de cada doença, que podem produzir dificuldades (deficiências) no indivíduo, para a realização das tarefas do seu trabalho (determinando as provas e exames que permitam a sua objectividade). A Neurologia é uma das especialidades que apresenta maiores dificuldades para os não especialistas. A avaliação das provas complementares utilizadas e a subjectividade de algumas deficiências são a sua causa. Conclusão. Nesta comunicação, pretende-se transmitir estas dificuldades com o fim de solicitar a colaboração entre médicos avaliadores e especialistas em Neurologia
Palabras claveAvaliaçãoAvaliadoresCritériosDeficiênciasEquipas de avaliação de incapacidadesIncapacidadeMetodologia
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: