Introdução. A avaliação da memória de trabalho (MDT) permite analisar o grau de amnésia anterógrada e o défice e fixação nos pacientes com doença de Alzheimer (DA). As actividades da vida diária (AVD) complexas são igualmente afectadas precocemente. Existe uma estreita inter-relação entre o grau de deterioração cognitiva e a perda de competência funcional nas AVD. Objectivo. Analisar o grau de perda de memória e rendimento nas AVD complexas em doentes com DA e perturbação cognitiva ligeira. Doentes e métodos. Avaliação do envolvimento funcional com o questionário de actividade funcional de Pfeffer (FAQ) e a avaliação cognitiva mediante o protocolo de exploração da MT num grupo de 36 doentes.
Resultados Na MDT total (4,2±5,7) existem diferenças significativas entre pacientes com alteração de memória associada à idade (AMAI) (11±7) e DA possível (3,2±4,6) e entre AMAI e DA provável (2,8±4,8). A avaliação funcional das AVD (FAQ) alcança uma média de 8,5±7,1 e existem diferenças significativas entre DA provável (11±8) e DA possível (6±4) com o grupo AMAI 1±1,8. A correlação entre FAQ e MDT total é significativa (-0,70; p= 0,0001) e observa-se que os pacientes com FAQ elevados são os que possuem menor pontuação na MDT total. Conclusão. O FAQ e a MDT possuem uma elevada correlação e são instrumentos úteis na avaliação de doentes com deterioração cognitiva em estádios iniciais.
Palabras claveActividades complexas da vida diáriaAlteração da memória associada à idadeDoença de AlzheimerMemória de trabalhoQuestionário sobre a actividade funcionalCategoriasDemenciaNeurodegeneraciónNeuropsicologíaNeuropsiquiatríaPatología vascular
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)