Introdução. A atenção precoce constitui um dos temas de trabalho prioritários, objecto de análise no âmbito europeu, sob o ponto de vista educativo. São descritas as principais características e a organização da Atenção Precoce em 18 países europeus: os 15 Estados Membros da União Europeia, Noruega, Islândia e Lituânia. Material e métodos. A informação baseia-se no estudo que a Agência Europeia realizou em finais de 1998 em 17 países, actualizada em 2001 e ampliada para 21 países. Os dados recolhidos nos novos países encontram-se em pleno processo de análise, não disponíveis na sua totalidade neste momento. Os trabalhos realizados anteriormente no âmbito europeu foram retomados e actualizados através de questionários. Os resultados obtidos foram completados pela análise de exemplos práticos remetidos por profissionais dos diferentes países.
Resultados Apresenta-se uma informação geral sobre a situação da Atenção Precoce nos 18 países anteriormente mencionados: a sua relação com os serviços educativos; sua organização, composição e financiamento; a organização, funções e qualificação dos profissionais que compõem as equipas de atenção precoce; participação das famílias. Conclusão. Evidenciamos uma série de elementos críticos: a importância da precocidade na atenção, a avaliação global das possibilidades da criança e a colaboração efectiva da família.
Palabras claveEducaçãoEquipasFamíliaOrganizaçãoPrestaçõesServiços
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: