Introdução. A distrofia miotónica tipo 1 (DM!) é uma doença neuromuscular degenerativa, progressiva e multisistémica com transmissão autossómica dominante, expressão variável e penetração incompleta. O defeito molecular é uma expansão do trinucleótido CTG presente na região 3’ não codificante (3’ UTR) do gene DMPK localizado no cromossoma 19q13.3. A expansão é instável, pelo que o seu tamanho muda com a transmissão através das gerações. Objectivo. Estudar o comportamento intergerações da mutação DM1, a fim de determinar se os critérios utilizados internacionalmente para o aconselhamento genético são aplicáveis também na Costa Rica. Doentes e métodos. Confirmou-se o diagnóstico clínico num grupo de 84 doentes costa-riquenhos por hibridização com Southern blot e PCR.
Resultados A análise dos dados mostrou que o tamanho da mutação apresenta uma correlação positiva com a gravidade dos sintomas e uma correlação negativa com a idade de início da DM1. A transmissão da mutação presente nos costa-riquenhos depende do sexo do progenitor que a transmite, assim como do tamanho da mutação que este tenha. Observou-se, também, um excesso de homens que transmitem a mutação na primeira geração, e um incremento importante do tamanho da mutação entre gerações. Não se encontraram diferenças ao comparar o tamanho da mutação com o sexo transmissor. Conclusões. A DM1 na Costa Rica não mostra diferenças em relação com o resto do mundo, ou no comportamento intergeracional da mutação.
Palabras claveAntecipação genéticaComportamento intergeracionalConselho genéticoMutações instáveisCategoriasNervios periféricos, unión neuromuscular y músculo
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: