Introdução. Os lipomas intra-cranianos (LIC) são malformações congénitas que se originam por uma diferenciação anómala da meninge primitiva. Objectivo. Conhecer os sintomas que mais frequentemente se relacionam com os LIC na idade pediátrica, assim como avaliar se têm uma relação directa com a sua localização e com a sua associação a outras malformações cerebrais. Doentes e métodos. Realizou-se um estudo clínico-radiológico retrospectivo de 20 doentes pediátricos com LIC diagnosticados entre 1985 e 2003, em três hospitais da comunidade Valenciana.
Resultados 70% dos casos são mulheres, a idade média ao diagnóstico do LIC foi de 5,3 anos (intervalo de 2 meses a 13 anos). A justificação clínica inicial mais frequente do estudo neuro-radiológico foi atraso psicomotor em oito doentes (40%), e cefaleia persistente de predomínio hemicraniano em seis. (30%). Apenas um doente foi estudado por epilepsia. A localização dominante tem sido a fissura inter-hemisférica em 10 doentes (50%), seguida da cisterna quadrigémea em cinco (25%) e o eixo infundíbulo mamilar em três (15%). Um caso localizou-se no cerebelo e outro no ventrículo lateral com extensão à fissura coroideia. Observaram-se anomalias associadas em oito doentes (40%). Em seis doentes (30%) observou-se uma alteração no desenvolvimento do corpo caloso, isoladamente em cinco e em um com ausência parcial do septo pelúcido associada. Em outro doente observou-se uma agenesia parcial isolada do septo e em outro caso detectou-se uma síndroma de Goldenhar. O seguimento radiológico, variável segundo a clínica inicial, não mostrou diferenças na morfologia nem no tamanho do lipoma. Conclusões. 1) Os LIC localizam-se com maior frequência na fissura inter-hemisférica e na cisterna quadrigémea; 2) Nestas localizações podem associar outras malformações cerebrais, fundamentalmente defeitos calosos e septais; 3) A maioria dos LIC representam um achado incidental de neuroimagem. Em apenas três doentes (15%) verificou-se uma presumível relação entre a localização do LIC (pericalosa), a sintomatologia (atraso psicomotor global) e a malformação associada (hipoplasia do corpo caloso); 4) A incidência da epilepsia foi muito mais baixa que a descrita anteriormente, e achou-se como sintomatologia neurológica associada predominante o atraso psicomotor e a cefaleia (70%); 5) O LIC é uma anomalia malformativa que não necessita de tratamento neurocirúrgico e que habitualmente não se modifica com o tempo, embora seja susceptível de aumentar por hipertrofia adiposa.
Palabras claveLipomas intra-cranianos em pediatriaMalformação cerebral congénitaCategoriasNeuropediatríaTécnicas exploratorias
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: