Introdução. A demência com corpos de Lewy é o segundo tipo de demência. Os últimos critérios para o seu diagnóstico foram estabelecidos recentemente (1996). Doentes e métodos. Apresentamos as manifestações clínicas de 25 doentes com demência com prováveis corpos de Lewy.
Resultados Não se observa predomínio no sexo, a instalação foi posterior aos 65 anos em 60% dos casos e existem antecedentes de demência em 48%. 32% começaram com alteração cognitiva, 32% com parkinsonismo e 32% com ambos. Quando houve um intervalo entre parkinsonismo e demência, este foi de 3 a 19 meses. Na demência destaca-se a perturbação da atenção, da evocação mnésica e da praxia. As alterações de funções executivas da conduta ou da linguagem objectivaram-se em dois de cada três doentes e houve acalculia em mais de metade. Cerca de 50% apresentaram sinais de envolvimento subcortical diferentes do parkisnonismo. O parkinsonismo foi fundamentalmente hipocinético (96%), com tremor em dois terços dos casos; de repouso (29%), postural (12%) ou combinado (56%), e simétrico em 41%. Observou-se rigidez em apenas 52%, que na sua maioria foi ligeira. Em 16% houve fraqueza no olhar vertical. 40% referiram incontinência dos esfíncteres, que maioritariamente apareceu quando a demência se encontrava em estádio intermédio ou avançado. Conclusões. A demência com corpos de Lewy é uma demência com alterações fronto-temporo-parietais, com associação muito frequente de parkinsonismo hipocinético (cujo intervalo é sempre inferior a 24 meses), alucinações e flutuações. As outras manifestações que sustentam o diagnóstico aparecem em dois de cada três doentes.
Palabras claveAlucinaçõesDemênciaDemência com corpos de LewyCategoriasDemenciaNeurodegeneraciónNeuropsicologíaNeuropsiquiatríaTrastornos del movimiento
TEXTO COMPLETO(solo disponible en lengua castellana / Only available in Spanish)
Si ya es un usuario registrado en Neurologia, introduzca sus datos de inicio de sesión.
Rellene los campos para registrarse en Neurologia.com y acceder a todos nuestros artículos de forma gratuita
¿Olvidó su contraseña? Introduzca su correo electrónico y le haremos llegar una nueva
Estimado usuario de Revista de Neurología,
Debido a la reciente fusión por absorción de VIGUERA EDITORES, S.L.U., la entidad gestora de las publicaciones de Viguera Editores, entre ellas, Revista de Neurología, por EVIDENZE HEALTH ESPAÑA, S.L.U., una de las sociedades también pertenecientes al Grupo Evidenze, y con la finalidad de que Usted pueda seguir disfrutando de los contenidos y distintos boletines a los que está suscrito en la página web de neurologia.com, es imprescindible que revise la nueva política de privacidad y nos confirme la autorización de la cesión de sus datos.
Lamentamos informarle que en caso de no disponer de su consentimiento, a partir del día 28 de octubre no podrá acceder a la web de neurologia.com
Para dar su consentimiento a seguir recibiendo la revista y los boletines de neurologia.com vía correo electrónico y confirmar la aceptación de la nueva política de privacidad, así como la cesión de sus datos a Evidenze Health España S.L.U., el resto de las entidades del Grupo Evidenze y sus partners y colaboradores comerciales, incluyendo la posibilidad de llevar a cabo transferencias internacionales a colaboradores extranjeros, pulse en el siguiente enlace: